Representante do Brasil na ONU: "A paz requer mais do que silenciar as armas - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Representante do Brasil na ONU: "A paz requer mais do que silenciar as armas

  O Brasil foi um dos 141 países que votaram a favor da "deploração" dos atos da Rússia na Ucrânia Nesta quarta-feira (2/3),  na r...

 


O Brasil foi um dos 141 países que votaram a favor da "deploração" dos atos da Rússia na Ucrânia

Nesta quarta-feira (2/3), na reunião da Assembleia das Nações Unidas (ONU), 141 países votaram a favor da resolução que “deplora” os ataques russos na Ucrânia. O texto foi construído em parceria com 93 países, dentre os quais o Brasil não fez parte. No entanto, o Brasil estava entre os 141 que votaram a favor do texto.

Vale lembrar que a palavra "condenar" foi retirada do texto proposto e substituída por "deplorar", uma referência ao Capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que prevê um possível recurso à força, também suprimido.

Na saída da assembleia, o representante brasileiro Ronaldo Costa Filho, falou sobre o voto do Brasil e também falou sobre o que a medida significaria. “A resolução não vai longe o suficiente em ressaltar que o fim das hostilidades é só um primeiro passo para atingir a paz”, explicou ele.

Segundo Ronaldo, para alcançar a paz novos passos precisam ser tomados. “A paz requer mais do que silenciar as armas e retirar as tropas. Requer trabalho amplo sobre preocupações de segurança das partes”.

Ele defendeu ainda que a única precondição que deveria acontecer seria um cessar-fogo imediato. “A resolução não pode ser vista como permissiva em relação à aplicação indiscriminada de sanções e do envio de armas. Essas iniciativas não são condizentes com a retomada do diálogo diplomático construtivo e geram risco de maior escalada das tensões, com consequências imprevisíveis”, declarou.

Justificativa chinesa

A China foi um dos 35 países a se abster de votar em “deploração” aos atos da Rússia na Ucrânia. O representante chinês, Zhang Jun afirmou que a resolução não considera a história e a complexidade da situação entre os dois países.

Segundo ele, para resolver a crise na Ucrânia é preciso abandonar a mentalidade da Guerra Fria e a lógica de garantir a segurança de um às custas da segurança dos outros. Ele também fez críticas às medidas e sanções impostas sobre a Rússia. “Exercer pressão cegamente, impor sanções e criar divisão e confronto só irá complicar mais a situação e resultar em um transbordamento rápido da crise, que afeta mais países”, disse ele.

Confira a Assembleia Geral da ONU na íntegra: 

Com informações do CB


Nenhum comentário