Qualifica DF vai capacitar mais de 24 mil pessoas em 2022 - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Qualifica DF vai capacitar mais de 24 mil pessoas em 2022

  Programa da Secretaria de Trabalho oferece cursos profissionais em 50 ocupações distintas nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, sa...


 Programa da Secretaria de Trabalho oferece cursos profissionais em 50 ocupações distintas nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática

A escolha pelas profissões para capacitação foi feita a partir de uma análise da pasta em relação às vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador

Capacitar profissionalmente para dar autonomia financeira. Este é o objetivo do programa Qualifica DF, que oferece gratuitamente cursos profissionalizantes para os moradores do Distrito Federal. Neste ano serão ofertadas 24,3 mil vagas. Dessas, 12,15 mil já estão disponíveis para inscrições até 3 de abril pelo site da Secretaria de Trabalho. A segunda etapa, com o restante das vagas, está prevista para ser aberta em julho.

São 50 cursos em ocupações profissionais de áreas como agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática. A escolha pelas profissões para capacitação foi feita a partir de uma análise da pasta em relação às vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador.

A Secretaria de Trabalho analisou as vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador para definir as profissões que terão capacitação oferecida pelo programa | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Fizemos estudos de todas as vagas que são ofertadas no processo de intermediação e as dificuldades para encontrarmos pessoas qualificadas dentro do perfil do mercado. A nossa ideia é que todo esse circuito de qualificação possa atender essa demanda para contratação”, explica o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Creio que possa me ajudar bastante. Hoje, para tudo é preciso ter alguma experiência, qualificação. Vou me empenhar e me dedicar ao máximo” – Betânia Alves Rocha, moradora de Planaltina

Entre as ocupações que chamaram a atenção na lista estão as profissões relativas ao mercado de pet shop. “Tivemos um aumento de 50% na arrecadação desse segmento de pet na pandemia e não tem pessoas para trabalhar. Existe essa demanda de formação de mão de obra”, completa Mendes. Por isso, o Qualifica DF tem 200 vagas para a capacitação de cuidador, atendente de pet shop, tosador e banhista de animais no Plano Piloto.

Moradora de Planaltina, Betânia Alves Rocha, 42 anos, é uma das inscritas no Qualifica DF 2022. Ela ficou sabendo da oportunidade em um anúncio no Instagram da secretaria e se inscreveu para o curso de camareira, que tem 150 vagas no Plano Piloto. “Quero muito ter conhecimento nessa área. Acho legal o fato de você organizar, higienizar e cuidar de um ambiente”, conta.

Betânia está na expectativa para ser uma das sorteadas para o curso. “Creio que possa me ajudar bastante. Hoje, para tudo é preciso ter alguma experiência, qualificação. Vou me empenhar e me dedicar ao máximo”, completa.

Inscrições

As atividades ocorrerão em oito regiões administrativas: Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Sobradinho II e Plano Piloto. Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular no país moradores do DF com idade mínima de 16 anos e escolaridade compatível com o curso desejado.

As inscrições podem ser feitas neste link. Quem precisar de auxílio pode ir até uma agência do trabalhador para ser atendido entre as 8h e as 17h. Os inscritos participarão de um sorteio eletrônico que vai definir quem fica com as vagas. O resultado será divulgado no site da Secretaria de Trabalho. Ao final da qualificação, os alunos entram no banco de intermediação de vagas da pasta.

Adriana Izel, da Agência Brasília 

Nenhum comentário