Proposta de batizar estrada vicinal no Gama com nome de Aníbal Rodrigues Coelho é tema de audiência pública - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Proposta de batizar estrada vicinal no Gama com nome de Aníbal Rodrigues Coelho é tema de audiência pública

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou   audiência pública nesta segunda-feira (14) , no Centro Comunitário Casa Grande, no Gam...

 


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou audiência pública nesta segunda-feira (14), no Centro Comunitário Casa Grande, no Gama, para debater o projeto de lei nº 2.551/22, o qual denomina a vicinal 341/DF, naquela região administrativa, de “Avenida Aníbal Rodrigues Coelho”. O evento foi conduzido pelo deputado Martins Machado (Republicanos), que reassumiu hoje o mandato na CLDF, e pela autora da proposta, Prof. Maria Antônia (Solidariedade), que se despede do cargo de distrital ocupado como suplente. 


Prof. Maria Antônia, que já comandou a Administração Regional do Gama, ressaltou conhecer bem a área do Núcleo Rural Casa Grande: “São 46 anos andando por essa região”. Ela destacou a importância do professor Aníbal – como é conhecido o homenageado – para a localidade. “Ele honrou a comunidade com muitos trabalhos. A capela construída na área, uma das mais bonitas do DF, hoje é um ponto turístico”, disse. E concluiu: “O PL tem como intuito eternizar nosso querido Aníbal Rodrigues Coelho, é o mínimo que devemos fazer”.

Morto em 2020, aos 89 anos, o professor Aníbal foi um dos fundadores do Núcleo Rural Casa Grande. “Foi a liderança que colocou tudo de pé desde os primeiros momentos”, apontou o presidente da Associação dos Moradores da Ponte Alta, Jacinto Lima. “Não se pode falar nada das realizações, desde rede elétrica, asfalto, construção do posto de saúde e da escola; tudo isso foi liderado pelo professor Aníbal Coelho. Temos orgulho de ter sido liderados por ele”, prosseguiu.
 

Lima informou, ainda, que vai ser fundada uma cooperativa agrícola – o que “sempre foi o sonho de Aníbal” –, para produzir acerola para uma futura agroindústria de produção de vitamina C, e a mesma receberá o nome do professor.

O comandante do Batalhão de Policiamento Rural da PMDF, major Rafael da Cunha, também prestou homenagem à liderança comunitária, dirigindo-se à filha de Aníbal, Marina, presente na audiência: “Seu pai, a partir de um sonho, deixou um grande legado. É mais do que justa esta homenagem, e desejamos que não só o nome dele seja honrado, mas que a avenida possa receber as obras necessárias”. 

A atuação do professor Aníbal foi lembrada, ainda, pelo vereador do Novo Gama (GO) Pacífico (PSDB): “Ele foi uma pessoa muito importante no Casa Grande, era incansável”.

Demandas

Além de elencar as conquistas da região sob a liderança de Aníbal, Jacinto Lima fez questão de apresentar algumas reivindicações da comunidade: “Temos muito a comemorar, mas também temos muitos problemas inerentes a uma região que cresce em volume populacional”. Entre as demandas, está a construção de uma nova escola no Casa Grande. “Nossa escola foi construída em regime de mutirão e comporta 500 alunos, mas a demanda é de mais de mil”, argumentou.

Outra reivindicação apresentada diz respeito à necessidade de recapeamento das estradas. Além disso, Lima reclamou de “graves problemas de afundamento nas vias”: “Muitos estão privados do direito de ir e vir”. O presidente da associação de moradores aproveitou a presença do deputado Martins Machado para entregar, em mãos, pedido para que o Ibram libere o uso de cascalho nas vias rurais.

Legislação

A realização da audiência pública desta manhã atende ao que determina a Lei nº 4.052/2007, a qual trata de nomes de logradouros e monumentos públicos no DF. O PL agora segue para as comissões e, posteriormente, para o plenário da Casa. Se aprovado, vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.

Denise Caputo - Agência CLDF


Nenhum comentário