Atuação do Hran durante primeira onda da pandemia é tema de artigo disponibilizado em revista científica - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Atuação do Hran durante primeira onda da pandemia é tema de artigo disponibilizado em revista científica

  Desde o início da pandemia de covid-19, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) tornou-se referência no atendimento e tratamento dos infec...

 


Desde o início da pandemia de covid-19, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) tornou-se referência no atendimento e tratamento dos infectados pelo coronavírus. Um grupo de especialistas da unidade de saúde que atuou durante a primeira onda conduziu estudo que agora está disponível na plataforma de pesquisa da The Lancet, renomado periódico na área da saúde.

Intitulado “O Impacto da Tomografia Computadorizada de Tórax em um Hospital de Referência COVID-19 – Primeira Onda – Distrito Federal – Brasil”, o trabalho mostra como a equipe utilizou um método alternativo para identificar de forma célere as pessoas possivelmente infectadas pelo coronavírus, como a equipe do Hran conseguiu, no início da pandemia, quando os testes PCR-RT eram menos acessíveis e demoravam dias para sair o resultado.

O procedimento era centrado na avaliação da tomografia de tórax e se mostrou, posteriormente, bastante eficaz na identificação antecipada de indivíduos que, de fato, estavam infectados com a nova doença.

As condutas precisavam ser rápidas. Não significa que a tomografia de tórax substitui o PCR-RT, mas dependendo da situação crítica vivenciada, como foi à época, e da gravidade do paciente, percebe-se que é um exame complementar indispensável para o diagnóstico”, comenta o médico radiologista que chefiou o estudo, Gleim Dias de Souza.

O chefe da área de pneumonologia do Hran e um dos autores do artigo, Paulo Feitosa, destaca que foi criada uma sala de situação em que os médicos reunidos avaliavam os resultados dos exames. “Fazíamos tomografia de 15 em 15 minutos de forma seriada, sem interrupção. Tudo era feito de forma célere, o diagnóstico era muito rápido e, consequentemente, a classificação de gravidade do paciente e a intervenção eram feitas de maneira muito breve”, lembra.

O superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, reforça que a disponibilidade de tomografias de tórax no Hran possibilitou que o exame fosse feito em grande volume e, assim, foram identificados precocemente casos de pneumonia com atuação rápida nas intervenções.

Além disso, complementa que a clínica médica do hospital é de ponta. “A atuação do Hran durante todas as ondas da pandemia foi decisiva e nossa clínica médica sempre foi referência em outras epidemias”, afirma.

O artigo consta em versão pré-impressão, quando já está disponível para consulta da comunidade científica, mas ainda não passou pela revisão dos pares. Veja mais detalhes do estudo aqui

Com informaçoes do Politica Distrital

Nenhum comentário