Menos 600 pneus e 86 toneladas de lixo em Santa Maria e Gama - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Menos 600 pneus e 86 toneladas de lixo em Santa Maria e Gama

  O GDF Presente tem empreendido ações para combater os focos do mosquito da dengue; em São Sebastião, ginásio de esportes passou por melhor...

 


O GDF Presente tem empreendido ações para combater os focos do mosquito da dengue; em São Sebastião, ginásio de esportes passou por melhorias

O período chuvoso no Distrito Federal é um alerta para os focos de proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, o Polo Sul II do GDF Presente, em parceria com as administrações, passou pelas regiões de Santa Maria e do Gama nesta semana, recolhendo pneus descartados nas avenidas e ruas principais.

Ao todo, cerca de 600 pneus foram enviados ao SLU da Asa Norte | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Participaram da ação um caminhoneiro e dois reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Foram retirados cinco caminhões, com média de 120 pneus cada. Ao todo, cerca de 600 pneus foram enviados ao SLU da Asa Norte, que encaminha os itens para duas cooperativas e uma empresa, responsáveis pela reciclagem e reutilização.

Temos focado bastante essa questão da retirada de pneus porque, no ano passado, nós tínhamos uma situação bastante complicada de dengue no Gama e em Santa Maria”Germano Guedes, coordenador do Polo Sul II

Esse trabalho de retirada de pneus é muito importante, porque evita a proliferação do mosquito da dengue. Nós temos esse projeto junto aos órgãos competentes para a limpeza da cidade, que tem melhorado muito”, comemora a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.

“Temos focado bastante essa questão da retirada de pneus porque, no ano passado, nós tínhamos uma situação bastante complicada de dengue no Gama e em Santa Maria”, explica Germano Guedes Leal, coordenador do Polo Sul II. “Desde que iniciamos os recolhimentos em 2021, conseguimos diminuir os casos de dengue no Gama e em Santa Maria. O Gama, inclusive, chegou a ser uma das regiões com o maior índice de contaminados [da doença] antes das ações.”

As regiões também recebem, semanalmente, outra ação do GDF Presente para recolhimento de entulhos e de lixo acumulado. Participam oito funcionários prestadores de serviços de cooperativa vinculada à Novacap. Ao todo, foram 86 toneladas retiradas nas duas regiões.

Para a administradora do Gama, Joseana Araújo Feitosa, a parceria entre GDF Presente e administração regional serve para que seja possível atuar eficientemente nas melhorias da região. “O GDF Presente vem nos ajudar a fortalecer os equipamentos da nossa cidade com uma força-tarefa, atendendo de forma mais eficaz a nossa população”, afirma. Ela lembra que, ao longo da semana, o Gama também teve recolhimento de galhos de árvores.

Na área, as equipes retiraram o aterro em volta e o rebaixaram, com o objetivo de impedir a entrada de água no ginásio

Reforma em São Sebastião

São Sebastião também contou com ação do GDF Presente. O ginásio de esportes São Francisco passou por melhorias, numa iniciativa do RENOVADF, da Secretaria de Trabalho, em parceria com o Polo Leste e a Administração Regional de São Sebastião.

Estava difícil de usar, por causa da erosão. Mas agora com essa reforma, vai melhorar bastanteZanio Estácio da Silva, 42 anos, contador

Na área, as equipes retiraram o aterro em volta e o rebaixaram, com o objetivo de impedir a entrada de água no ginásio. A ação terá impacto para 1.500 moradores da região que praticam esportes, como futebol, vôlei e basquete, no local.

O contador Zanio Estácio da Silva, 42 anos, costuma jogar futebol uma vez por semana no ginásio. No entanto, ele diz que a quadra esportiva estava impossibilitada de ser usada devido à entrada de água. “Estava difícil de usar, por causa da erosão. Mas agora com essa reforma, vai melhorar bastante”, acredita.

O administrador de São Sebastião, Alan José Valim Maia, destaca que a ação reforça a atuação conjunta dos órgãos do governo do DF. “O que estamos vivendo hoje no DF são novos tempos de sinergia e integração entre os diversos órgãos. O resultado disso são bons serviços prestados à população, que já tem percebido a diferença dessa gestão no cuidado com os espaços públicos e com as entregas”, avalia.

Com informações da Agência Brasília


Nenhum comentário