Zoo de Brasília promove apresentação de piano para os animais - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Zoo de Brasília promove apresentação de piano para os animais

  Foram aproximadamente 30 minutos de música clássica em um concerto exclusivo para os moradores do Zoológico de Brasília Uma atividade para...


 Foram aproximadamente 30 minutos de música clássica em um concerto exclusivo para os moradores do Zoológico de Brasília

Uma atividade para lá de especial: apresentação de piano, ao vivo, para os animais do Zoológico de Brasília. Em uma estrutura móvel, o pianista Wandrei Braga se locomoveu pelo Zoo para se apresentar ao público inusitado do dia: elefante, girafa, babuíno-sagrado, casuar, emu e avestruz, que tiveram a oportunidade de presenciar um enriquecimento ambiental auditivo inédito, proposto pela Diretoria de Educação Ambiental em conjunto com o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA) do Zoo com a Casa do Piano.

Foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência no Zoológico de Brasília | Foto: Divulgação/Zoo

Como todas as atividades de enriquecimento ambiental, o objetivo é de trazer algo novo aos animais, para que saiam da rotina. A apresentação aconteceu em uma segunda-feira, com o parque fechado para visitantes, justamente para que o show fosse exclusivamente para os animais. Durante cerca de 30 minutos em cada parada, o artista tocou um repertório de músicas clássicas previamente selecionadas para o momento.

A bióloga e chefe do NBEA, Marisa Vieira, destaca a importância da observação comportamental de cada indivíduo antes, durante e depois das apresentações. “Cada animal aqui tem uma história e um passado. Isso quer dizer que cada animal vai ter uma interação diferente com a atividade, por isso fizemos anotações do comportamento dos animais quando começou a apresentação. Assim, será possível analisar e comparar com os dados anteriores realizados antes do concerto e chegar a uma conclusão acerca da interação em cada indivíduo”, explica.

No Zoológico de Brasília, foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência, integrando o cronograma de atividades propostas pelo núcleo.

De acordo com a diretora de educação ambiental, Caroline Trombeta, a expectativa é que nas próximas vezes o público esteja presente. “Além de ser uma atividade muito enriquecedora para os animais, é um momento único de podermos promover a educação ambiental perante a sociedade com uma trilha sonora instrumental, ao vivo. Por isso, se os resultados forem positivos, a gente espera que a atividade se repita, mas desta vez com os nossos visitantes por perto”, esclarece.

Para conferir a apresentação completa do pianista, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=QCazc92E6n8.

 

 Com informações do Zoo

Nenhum comentário