Atleta do DF entra no Top 10 dos Jogos Olímpicos de Tóquio - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Atleta do DF entra no Top 10 dos Jogos Olímpicos de Tóquio

  Beneficiado por programas do GDF, Kawan Pereira é classificado para a final na plataforma de 10 metros O Brasil viveu uma noite histórica ...

 


Beneficiado por programas do GDF, Kawan Pereira é classificado para a final na plataforma de 10 metros

O Brasil viveu uma noite histórica nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O penúltimo dia de confrontos rendeu pódios emocionantes e um resultado inédito para os saltos ornamentais do país. O atleta Kawan Pereira, beneficiado pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), se classificou para a final na plataforma de 10 metros, conquistando o a décima posição no ranking final. Essa foi a primeira vez que um atleta brasileiro alcançou tal marca na prova.

Nascido no Piauí, Kawan, de 19 anos, vive em Brasília desde criança | Foto: Sátiro Sodré
Nosso atleta marcou seu nome nos Jogos de Tóquio e, com certeza, vai brilhar ainda mais nas próximas competições”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

O chefe da equipe brasileira de saltos ornamentais, Ricardo Moreira, comemora: “Estamos bem satisfeitos, porque esse resultado é fruto de um trabalho bem-organizado e estruturado que estamos fazendo em Brasília com apoio da Secretaria de Esporte do DF, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, da Secretaria de Educação. Estamos bem empolgados para trabalhar cada vez mais”.

Até então, o Brasil havia conseguido disputar a final nos saltos ornamentais apenas na prova de trampolim de 3 metros, com o brasiliense César Castro nas edições de Atenas 2004 e Rio 2016. Na plataforma de 10 metros, porém, o país ainda não tinha alcançado esse feito.

“Parabéns ao Kawan e a toda equipe brasileira de saltos, que fez um belo trabalho nesta edição”, reforça a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Nosso atleta marcou seu nome nos Jogos de Tóquio e, com certeza, vai brilhar ainda mais nas próximas competições”.

História

Kawan Figueredo Pereira, de 19 anos, nasceu em Parnaíba, no Piauí, mas mora desde criança na região administrativa do Gama. Antes de conhecer os saltos ornamentais, o esportista passou por modalidades como o futebol society e a capoeira. Nesta última, o estudante do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) aprendeu a aplicar as técnicas dos saltos mortais nas plataformas e trampolins antes de cair na água.

O currículo de Kawan inclui uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, na plataforma sincronizada, e medalha de ouro nos Sul-Americano de Buenos Aires 2021. Ele treina no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB), pelo Instituto Pro Brasil, que também parte os colegas de seleção nos Jogos Olímpicos, Isaac Souza e Luana Lira.

Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Nenhum comentário