Programa Criança Feliz Brasiliense conclui formação - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Programa Criança Feliz Brasiliense conclui formação

  Cerca de 140 pessoas participaram da ambientação final antes do início da atuação Mais que atuar no desenvolvimento cognitivo da criança d...

 




Cerca de 140 pessoas participaram da ambientação final antes do início da atuação

Mais que atuar no desenvolvimento cognitivo da criança durante a primeira infância, o programa Criança Feliz Brasiliense é uma ferramenta voltada à atenção integral à família dentro da política socioassistencial. Com esse foco, a iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a meta de atendimento para 3,2 mil familias das regiões mais vulneráveis.

Foto: Ádamo Dan/Sedes
As equipes, além dessa última ambientação, passaram por uma capacitação para o serviço, onde absorveram e trocaram conhecimento em relação ao atendimento familiar e desenvolvimento infantil | Foto: Ádamo Dan/Sedes

Prontos para atuar nessa iniciativa, os 140 participantes das equipes de visitadores e da execução do programa se reuniram nesta quinta-feira (22). Durante o encontro, debateram questões acerca do serviço, bem como questões relativas a benefícios, demais programas e a atuação das unidades socioassistenciais.

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o Criança Feliz Brasiliense fez 27.645 atendimentos no ano passado. O programa promove a atenção e o apoio à família, fortalecimento de vínculos e estímulo ao desenvolvimento infantil

“Essa ambientação é fundamental para que os visitadores possam chegar às casas das famílias e, além do desenvolvimento da criança, consigam identificar outras vulnerabilidades daquele núcleo familiar”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social substituta, Ana Paula Marra.

As equipes, além dessa última ambientação, passaram por uma capacitação para o serviço, onde absorveram e trocaram conhecimento no que diz respeito ao atendimento familiar e desenvolvimento infantil.

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o Criança Feliz Brasiliense fez 27.645 atendimentos no ano passado. Voltado para gestantes e famílias com crianças de até três anos, ou seis anos no caso de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou existência de medidas protetivas, o programa promove a atenção e o apoio à família, fortalecimento de vínculos e estímulo ao desenvolvimento infantil.

Visitadores

O programa vai além do acompanhamento das famílias. Diversas políticas públicas, em áreas como educação, saúde e cultura, têm sido articuladas em torno da atenção à primeira infância.

Um dos visitadores, o pedagogo Marcilio Alves, 33 anos, acredita que, “por meio do programa é possível transformar a vida nao apenas da criança, mas da família”. Vamos dar acesso à informação sobre os direitos delas”, conta.

O programa

Por meio de um termo de colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap), executor do programa, o Criança Feliz Brasiliense vai atender, agora, 16 regiões administrativas: Paranoá, São Sebastião, Itapoã, Varjão, Brazlândia, Fercal, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Estrutural, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Nenhum comentário