Profissionais de saúde são homenageados no Dia da Enfermagem - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Profissionais de saúde são homenageados no Dia da Enfermagem

  Nos hospitais do Gama, de Ceilândia e de Samambaia foram oferecidos café da manhã especial, apresentação de Orquestra Filarmônica e aula d...


 Nos hospitais do Gama, de Ceilândia e de Samambaia foram oferecidos café da manhã especial, apresentação de Orquestra Filarmônica e aula de ioga

Em comemoração à 82ª Semana da Enfermagem, várias unidades da rede pública de saúde do DF prestaram homenagens aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nesta quarta-feira (12).

Nesta data também são comemorados o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem. No Hospital Regional do Gama (HRG), a Superintendência da Região de Saúde Sul entregou certificados de honra ao mérito a 34 servidores da enfermagem.

No HRG foi servido café da manhã e foi feita uma linda homenagem pela Orquestra Filarmônica de Brasília. Já no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), os servidores ganharam café da manhã e participaram de eventos comemorativos. O Hospital Regional de Samambaia também prestou homenagens aos servidores com uma aula de ioga e um lanche da tarde.

Em Samambaia, os servidores homenageados participaram de aula de ioga, mentalização e alongamento para aliviar o estresse nestes tempos de pandemia | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF

A tarde de relaxamento ocorreu em um sítio próximo ao HRSam. Além de ioga, os participantes tiveram um momento para mentalização e alongamento para aliviar o estresse do dia a dia.

Também houve comemoração com palestra e entrega de lembranças alusivas à data na Unidade Básica de Saúde 3 de Nova Colina, em Sobradinho.

Um sorriso

No HRG, Marcileia Oliveira foi uma das profissionais a receber o certificado de honra ao mérito. Ela é enfermeira e trabalha no pronto-socorro de cirurgias ortopédicas. A profissional conta que ficou muito emocionada em receber o certificado. “Todos nós trabalhamos sem esperar nada em troca e, quando recebemos, o sentimento é de gratidão”, disse.

“Essas homenagens motivam a gente. Eu trabalho por amor, amo ser enfermeira. É uma profissão que me aproxima das pessoas, me dá a oportunidade de resgatar o lado humano tanto meu como dos pacientes. Muitas vezes um sorriso, o cuidado, já faz esse paciente se sentir melhor”, afirma.



De volta à linha de frente

De acordo com o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Pessoa Maia, a escolha dos profissionais homenageados foi feita pelos próprios colegas de trabalho de cada setor. “Esses servidores foram reconhecidos pelos seus próprios colegas como pessoas dedicadas que fazem o seu máximo. Tivemos uma servidora que perdeu a irmã por conta da covid-19, ela mesma adoeceu e fez questão de retornar ao trabalho. Segundo ela, porque precisa cuidar do próximo, assim como teve alguém que cuidou de sua irmã quando estava internada. Isso mostra o amor ao próximo, o cuidado”, destaca.

Trabalho essencial

A Orquestra Filarmônica de Brasília fez uma apresentação que emocionou todos os profissionais presentes no café da manhã, onde tocou clássicos como “Hallelujah” e “Ave Maria”. Além de músicas de trilhas sonoras de filmes, como “Shallow”, de Nasce uma estrela.

O superintendente acredita que a pandemia deixou o papel dos profissionais da saúde em evidência e mostrou como é essencial esse trabalho para a sociedade. Por isso, reconhecer a garra e a coragem de cada um é essencial.

Segundo ele, muitos pacientes criam laços de amizade com os servidores por conta do tratamento que recebem no HRG.

A Superintendência da Região de Saúde Sul entregou certificados de honra ao mérito a 34 servidores da enfermagem, como a enfermeira Lorena Dias Fernandes | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF

Lorena Dias Fernandes é enfermeira do Centro Obstétrico do HRG e disse que ficou muito feliz com a homenagem e emocionada com a orquestra. “É gratificante ter nosso trabalho reconhecido, principalmente pelo esforço, pois sempre tento prestar a melhor assistência possível”, relata.

Homenagens

No Hospital Regional de Ceilândia (HRC) foi servido um café da manhã especial para toda a equipe de enfermagem da unidade. Os profissionais receberam lembrancinhas e tiveram uma apresentação de sanfona.

A superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio, destaca que os profissionais da enfermagem, diante da pandemia, têm o papel de protagonismo, pois eles cuidam em todos os níveis da atenção.

A superintendência Oeste reconhece e agradece todo o esforço, dedicação, cuidado e amor da equipe de enfermagem no enfrentamento da pandemia. São profissionais que têm compromisso e comprometimento em cuidar de todas as pessoas que estão com covid-19, dedicam tempo e cuidam com todo amor e carinho. Por isso, nosso agradecimento e reconhecimento”, explica Lucilene.

Com informações da Secretaria de Saúde

 

Nenhum comentário