Produtores do Assentamento Nova Camapuã recebem títulos de suas terras - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Produtores do Assentamento Nova Camapuã recebem títulos de suas terras

  Até a próxima semana, serão 18 famílias que terão seus contratos entregues pela Secretaria de Agricultura Foi realizada nesta sexta-feira ...


 Até a próxima semana, serão 18 famílias que terão seus contratos entregues pela Secretaria de Agricultura

Foi realizada nesta sexta-feira (16), na Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri), a entrega de seis contratos probatórios para famílias de produtores do Assentamento Nova Camapuã, em São Sebastião. Na semana passada já haviam sido entregues quatro contratos, e na próxima semana serão mais oito, totalizando 18 famílias que terão seus contratos assegurados pela Secretaria de Agricultura.

Segundo o secretário de Agricultura, Candido Teles, o título é uma garantia para o produtor saber que aquela terra é dele, que ele pode trabalhar nela e ainda passar aos seus descendentes. “Esse é o desejo do governador Ibaneis, e nós estamos trabalhando para que isso aconteça. Nós estamos entregando, semanalmente, contratos probatórios, ou CDUs. Nós estamos dando uma garantia de que o cidadão tem aquela área para trabalhar, morar e viver. Queremos que esse pedaço de terra, que cada um está recebendo agora, com esse contrato probatório, lá na frente possa se tornar um título legítimo”, ressaltou o secretário, Candido Teles.

O secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, lembrou que, mesmo com o título na mão, são necessários investimentos em infraestrutura, para que os produtores possam produzir. “É a casa de vocês, é um sistema de irrigação, é a assistência técnica, é o crédito, é a garantia de que seus filhos possam chegar à escola. Então, tudo isso é o objeto da nossa preocupação e é o trabalho das instituições, como Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] e Secretaria de Agricultura. E vocês podem ter certeza que nós temos essa preocupação, esse sentimento, e que nós estamos dentro de um governo liderado pelo Ibaneis, que tem toda essa preocupação de fazer o melhor, não só no assentamento de vocês, mas em todos os assentamentos do DF”, afirmou.

A presidente da Emater, Denise Fonseca, disse que todos podem contar com a empresa pública para receber assistência técnica e extensão rural. “Nós queremos que nesse governo muito mais títulos sejam entregues. No que vocês puderem contar com assistência técnica e extensão rural, podem contar com os empregados da Emater. Temos vários projetos de aumento de emprego e renda”, destacou.

O subsecretário de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, João Pires, lembrou que essas famílias já são assistidas pelos programas sociais da Seagri, com compras institucionais e outros benefícios. “A Seagri sempre esteve presente nesse e em outros assentamentos, na medida em que todas as políticas públicas que foram implementadas nos últimos anos também alcançaram essa comunidade, tais como as patrulhas mecanizadas, os kits de irrigação e as caixas d’água, acesso às compras institucionais, entre outros”, lembrou.

Para o produtor rural Zanio Estácio da Silva, que recebeu seu título, essa é uma conquista a ser comemorada. “Estamos realizando aqui um sonho de 20 anos. Em nome de todos os assentados de São Sebastião, onde a Secretaria de Agricultura e a Emater sempre estiveram do nosso lado, nos acompanhando com projetos e orientação, isso aqui é a garantia, está todo mundo feliz aqui e só temos a agradecer”, destacou.

Com informações da Seagri-DF

Nenhum comentário