DF recebe e encaminha primeiros pacientes de Manaus - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

DF recebe e encaminha primeiros pacientes de Manaus

  Voo que transportava os enfermos pousou em Brasília na madrugada deste domingo O Distrito Federal recebeu, na madrugada deste domingo (17)...

 Voo que transportava os enfermos pousou em Brasília na madrugada deste domingo

O Distrito Federal recebeu, na madrugada deste domingo (17), os primeiros 15 pacientes com Covid-19 provenientes de Manaus (Amazonas). Uma operação conjunta entre o Serviço de Atendimento Médico Urbano (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) recepcionou os enfermos no hangar da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Internacional de Brasília, e transportou-os para o Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde eles já se encontram internados.

O voo da FAB pousou em Brasília às 3h10. Servidores do Samu e do Corpo de Bombeiros já estavam a postos para recebê-los. Neste primeiro momento, todos os pacientes serão direcionados aos hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tanto do DF quanto de Goiás, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. A ação também envolve os ministérios da Saúde e da Defesa.

Toda a operação de transporte durou cerca de seis horas e meia, desde o embarque dos pacientes em Manaus (às 23h30 de sábado, 16) até a chegada ao HUB (5h30 deste domingo, 17). “É um grande trabalho da equipe de Brasília, do Samu e do Corpo de Bombeiros do DF”, destacou o diretor do Departamento de Gestão Interfederativa do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos, um dos comandantes da missão.

Oxigênio hospitalar

Após a crise de oxigênio hospitalar em Manaus, que motivou a ação de transferência de pacientes para o DF e demais estados, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, tranquilizou a população com relação a um possível desabastecimento no DF.

“O nosso contrato é por metro cúbico consumido, então não haverá falta de oxigênio no Distrito Federal”, lembrou. “No ano passado, quando sofremos com o pico da incidência da pandemia, que foi em meados de julho até agosto, não houve falta de oxigênio. Portanto, não há com o que se preocupar. Nós não teremos falta de oxigênio no Distrito Federal.”

 Com informações da SES

Nenhum comentário